O futuro da saúde – como ficam os laboratórios de análises clínicas em 2023?

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O mercado da saúde está mudando. Passando os principais e mais urgentes obstáculos impostos pela pandemia, podemos perceber que o futuro da saúde está se direcionando ao desenvolvimento de alguns aspectos mais específicos, como a transformação tecnológica.

Ademais, já existe um termo para designar a junção do físico com o digital, indicando a importância da integração desses dois fatores para os cuidados com os pacientes.  

Surgido no varejo, o conceito Figital já pode ser percebida como parte essencial da gestão interna, com a automação dos processos. E não só isso, a tecnologia também é fundamental para a Jornada do Paciente – desde a acessibilidade, passando pelos atendimentos, até o pós-atendimento

Desde a comunicação estratégica com clientes e pacientes até a redução do TAT, confira a seguir quais são as mudanças esperadas para os laboratórios de análises clínicas e o futuro da saúde no Brasil.

Gestão Laboratorial – controle de qualidade e custos

A gestão laboratorial em si não é nenhuma novidade no mercado, porém, quando analisamos as demais mudanças em torno nas análises clínicas, percebemos que ela também precisa de atualizações. Hoje contamos com softwares de gestão que não só fazem agendamento e liberação do laudo on-line, mas também integram outros setores como estoque, faturamento, BI, setor de qualidade e outros.

De acordo com a Alexandra Reis, Ph.D, Diretora do Laboratório Base Científica: 

“O setor da saúde é uma das áreas mais impactadas atualmente pelo acelerado desenvolvimento tecnológico, seja em software de gestão laboratorial englobando todos os setores da empresa, como no desenvolvimento de softwares para diagnósticos de alta capacidade (output) e rapidez. Estes avanços nos ajudam a entregar resultados precisos e confiáveis de exames, principalmente no setor da biologia molecular, auxiliando o médico nas suas decisões.”

O maior exemplo dessa mudança foi percebido logo no começo da pandemia com a alta demanda dos testes moleculares, a consequente falta de insumos para tal e a perda de demais reagentes.

Enquanto que os laboratórios corriam para se adequar às novas medidas, precisaram lidar com o rápido declínio da demanda dos exames não-respiratórios, a redução na equipe especializada e na de atendimento, além de atrasos e acumulação de análises.

Portanto, não foi nenhuma surpresa ver que várias unidades precisaram fechar as portas e outras tantas que precisaram recorrer a cisões e incorporações empresariais. 

Foi somente no início de 2022 que voltamos a registrar um aumento significativo na realização dos exames de rotina e até mesmo nos exames oncológicos.

O que podemos esperar então da gestão laboratorial para 2023 é uma atenção maior ao controle de qualidade, de custos e o investimento na qualificação dos profissionais.

Assim sendo, para a gestão de estoque, controle de amostras e análise do TAT, os softwares de gestão são as melhores opções, além da parceria com laboratórios de apoio.

O que você precisa saber para escolher um Laboratório de Apoio

São medidas mais simples, mas que afetam diretamente na percepção de marca dos laboratórios e, consequentemente, no relacionamento com o consumidor.

Atendimento personalizado e humanizado

“Na saúde, a humanização é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes e melhores condições para os trabalhadores, logo, a busca por melhor qualidade nas unidades de saúde.”

Luciana Ludwig Nigri.

Essa percepção de cuidado foi intensificada nos últimos anos e tem se tornado um dos principais motivos de escolha dos pacientes, que realmente deixam de frequentar e consumir determinado lugar e/ou produto. Vale ressaltar que apesar das plataformas tecnológicas, precisamos manter um relacionamento entre paciente e laboratório, não só no atendimento presencial no momento da realização do exame, como nos canais de atendimento e até mesmo nas redes sociais.

E não é só com o paciente, conforme as diretrizes incluídas na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), a valorização do trabalhador é um reflexo desse acolhimento.

Para tanto, “os trabalhadores precisam ter acesso a cursos e conteúdo de atualização, que contribuem, com suas análises, para qualificar os serviços prestados.”

Um outro fator que vale a pena ser mencionado, é a coleta em domicílio. Com base em nossos próprios levantamentos, esse fator foi um enorme diferencial durante a pandemia e segue sendo relevante na hora da decisão.

Marketing Digital – conteúdos relevantes e educativos

Mesmo não sendo o ideal, as pessoas continuam buscando e avaliando seus sintomas através de pesquisas na internet e nas redes sociais. Portanto, quanto mais conteúdos informativos e acessíveis forem produzidos, melhor.

Seja através de postagens, artigos de blog ou e-books, a presença do seu laboratório nas redes sociais é um grande diferencial e precisa estar incluído nos seus planos de gerenciamento.

Uma boa estratégia de marketing digital é capaz de trazer resultados cada vez mais positivos e recompensadores para os seus objetivos.

Confira como o Marketing Digital pode ajudar seu laboratório a encarar a concorrência com as grandes marcas.

Parcerias estratégicas

Voltando na tecnologia e nos reflexos da pandemia, o principal recurso que os laboratórios encontraram para lidar com a demanda dos testes PCR foi a parceria com laboratórios de apoio especializados em biologia molecular.

Uma vez que o investimento no parque tecnológico e equipe para análise molecular é extremante alto e, portanto, inviável para muitos, a parceira se tornou a melhor opção.

Percebendo os inúmeros benefícios dessa tecnologia aplicada e, novamente, conforme nossos próprios levantamentos, as parcerias que começaram por causa da covid-19 continuam e, outros vários exames estão sendo acrescentados no menu dos laboratórios.

Juntamente com o retorno dos exames de rotina, muitos têm dado preferência para os testes moleculares. Como exemplo, podemos citar o caso da PCR para detecção e genotipagem do HPV, em que a própria OMS divulgou as novas diretrizes para essa abordagem.

MERCADO DE DIAGNÓSTICO: DEMANDA POR TESTES MOLECULARES AUMENTA NO PAÍS

As expectativas de mercado para os laboratórios de análises clínicas são positivas e reforçadas pelo aumento dos investimentos nacionais e internacionais no mercado da saúde e nas pesquisas científicas.

Ressaltamos que essas são apenas algumas das tendências que observamos enquanto um laboratório de apoio. Como trabalhamos com laboratórios de diversos portes, algumas medidas são mais tangíveis que outras, mas isso só reforça a necessidade de adaptação que precisamos passar para oferecer os melhores cuidados.

Para mais informações e para conhecer nosso trabalho, acesse o site.

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