Saúde no Brasil – 4 passos para implementar os testes moleculares no seu laboratório

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Assim como os testes moleculares, a parceria com Laboratórios de Apoio tem se tornado cada vez mais necessária – principalmente quando falamos sobre o mercado da saúde no Brasil.

Ao analisarmos os últimos anos, percebemos que a saúde no Brasil está em constante crescimento, e, conforme a pesquisa da IPC Maps – órgão especializado em medir o potencial de consumo das classes econômicas – esse mercado cresceu cerca de 13,8% de 2020 para 2021.

Foram mais de R$ 300 bilhões investidos, tendo o setor privado e os usuários de planos de saúde como os maiores contribuintes e beneficiários. E mesmo que a pandemia tenha desempenhado um papel extremamente relevante para esse desenvolvimento, o estudo Demografia Médica no Brasil do Conselho Federal de Mredicina, mostra que os setores não diretamente impactados também cresceram.

Dentre as tendências para 2023, o controle de custos assistenciais e administrativos são tidos como uma das principais medidas empresariais. Ou seja, a verticalização de serviços, partindo para um modelo misto de prestação de serviços e o investimento em tecnologia são caminhos de alto interesse comercial.

Visando o seu crescimento, mapeamos os 4 principais passos que os laboratórios de análise clínica precisam seguir para começar a investir, comercializar e lucrar com os testes moleculares. Confira:

1. Análise de mercado e público

O primeiro passo é o reconhecimento de marca, ou seja, fazer um levantamento sobre o seu posicionamento no mercado, a percepção de marca e pontos de interesse.

Somente com essas informações é possível montar estratégias de investimento como, por exemplo, se houve um aumento na procura por exames relacionados a Saúde da Mulher; quais são os exames oferecidos atualmente e em quais laboratórios eles estão disponíveis; se é um aspecto sazonal  (como doenças respiratórias) ou recorrente (como HPV).

Outro ponto interessante é observar a comunidade médica da sua região; quais as clínicas especializadas e se há a possibilidade de parcerias estratégicas, por exemplo observar se  foco da região são clínicas de ginecologia ou pneumologia, se têm campo para ofertar medicina personalizada, como nutrigenética , dermagenética ou medicina esportiva.

O desenvolvimento dessa etapa é essencial para as 3 seguintes, portanto, recomendamos que ela seja feita minunciosamente, respeitando as demandas locais e as possibilidades reais de crescimento.

2. Escolha do Laboratório de Apoio especializado

Uma vez que os investimentos para a construção de uma unidade de análise molecular são excepcionalmente altos, a parceria com Laboratórios de Apoio tem sido a principal medida adotada por demais laboratórios.

E como essa parceria funciona conforme a demanda percebida, ela é acessível a todos os portes laboratoriais.

Por que montar um laboratório de diagnóstico molecular é dispendioso.

Para então escolher o melhor laboratório de biologia molecular, é preciso observar alguns pontos, dos quais:

  • Se possui instalações adequadas e atualizadas, ou seja, área separadas no mínimo de pré-amplificação e pós-amplificação, além de equipamentos específicos para análises moleculares;
  • Equipe especializada em biologia molecular e até genética molecular;
  • Assessoria científica;
  • Quais são os exames oferecidos;
  • Prazos de entrega atrativos;
  • Logística de recolhimento e transporte de amostras;
  • Estoque de insumos e reagentes.

Lembrando que, mesmo que a análise seja feita pelo laboratório de apoio, é o seu laboratório que, perante a comunidade local, irá responder pela qualidade, pelos prazos e disponibilidade dos exames. Por isso, é importante que essa análise prévia seja levada em consideração.

Caso você precise de mais informações e/ou detalhes sobre os processos e as metodologias utilizadas, pergunte à equipe responsável e/ou assessoria científica ainda avaliando como será essa resposta e a disponibilidade da mesma em sanar suas dúvidas.

3. Benefícios mútuos

Uma parceria de sucesso só funciona quando ambas as partes estão satisfeitas.

Assim, antes de contratar qualquer serviço, tenha os dois passos anteriores bem definidos, com seus objetivos e intenções detalhadas, para evitar problemas de má comunicação e confusões sobre a parceria.

A negociação entre associados deve ser feita de maneira clara, onde os benefícios sejam percebidos a curto, médio ou longo prazo a observar os serviços contratados. É importante que tudo esteja descrito no contrato.

4. Estratégias de Marketing

Parte fundamental de qualquer negócio é saber vender o seu produto/serviço.

Como vimos nesses últimos anos, a saúde no Brasil está recebendo grande destaque midiático, tanto que inúmeros perfis em redes sociais foram criados visando a comunicação direta com a população.

Seja dentro do contexto da pandemia, quando se fez necessário esse tipo de troca, seja pela praticidade e utilidade desses meios, fato é que, como estratégia de marketing, ser visto é essencial.

Para os laboratórios não é diferente – agora que você oferece o melhor diagnóstico, é preciso apresentá-lo aos clientes e aos médicos da região. Aqui vale investir em materiais informativos e de fácil acesso.

Como vender exames moleculares em seu laboratório

Separe um tempo para atualizar a sua equipe sobre esses novos exames; visite os médicos e apresente os benefícios e diferenciais dos testes moleculares; crie campanhas e invista na informação.

O setor de marketing do Base Científica, por exemplo, oferece materiais de divulgação para seus parceiros que ajudam na construção da jornada do paciente.

Além do material de marketing, a parceria disponibiliza e cria conteúdos para o Inbound Marketing do laboratório parceiro, seja assessorando a redação do texto de uma postagem em redes sociais seja participando na construção de conteúdos robustos, como e-books.

Conheça o Base Científica – o seu Laboratório de Apoio

O Laboratório Base Científica foi criado para aproximar a biologia molecular à população. Formado por profissionais altamente capacitados e com experiência na área laboratorial, contamos com um parque tecnológico de última geração e um amplo menu de exames voltados para a Saúde da Mulher, IST, Genética Humana, Medicina Personalizada e Oncologia.

Somos um dos únicos laboratórios especializados do país a contar com uma equipe de Pesquisa & Desenvolvimento, acreditada a desenvolver testes in house e estamos sempre acrescentando novos testes para detecção de patógenos e exames genéticos.

Graças à nossa estratégia de gerenciamento, possuímos um estoque robusto que mantém constantes o fluxo de testes e o fornecimento dos insumos de coleta. E por estarmos situados em Sorocaba/SP, perto de dois grandes aeroportos e das principais rodovias do país, contamos com um eficiente sistema de logística que garante um transporte seguro, eficiente e rastreável de amostras.

Atualmente realizamos testes para detecção de infecções respiratórias, infecções gastrointestinais, doenças infecciosas, IST, meningite e encefalite, além de painéis de medicina personalizada, oncológicos e genéticos.

Confira nosso Guia de Exames aqui.

Diferenciais do Base Cientifica

  • Investimento em desenvolvimento de pessoas e constante atualização tecnológica;
  • Prazo de entrega menor que o da concorrência;
  • Fluxo sem interrupções, com estoque robusto;
  • Manutenção preventiva e equipamentos reserva;
  • Entrega antecipada de resultados com aceleração do TAT;
  • Monitoramento minucioso das informações e da integridade da amostra;
  • Implantação rápida de novos testes (média de 3 meses);
  • Cobertura de logística em todo o território nacional;
  • Equipe altamente especializada e habilitada para trabalhar com o desenvolvimento de novos testes;
  • Acreditações e Certificações das principais autoridades de saúde nacional.
  • Produção de materiais informativos para o público.

Seja um parceiro Base Científica e transforme o seu laboratório em referência de qualidade.

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