Laboratório de apoio – A parceria estratégica que seu laboratório precisa

Laboratorio de Apoio

Compartilhar artigo

A parceria com um Laboratório de Apoio tornou-se uma necessidade da boa gestão. Atualmente, é fundamental que os laboratórios ofereçam serviços personalizados, confiáveis e rápidos.

A popularização dos exames moleculares está contribuindo para a acessibilidade dos mesmos. Cada vez mais, os médicos os estão acrescentando nos acompanhamentos de rotina, rastreamento genético e investigação específica de patógenos, especialmente porque eles possuem cobertura dos planos de saúde.

Mas, para poder processar os exames ou testes de biologia molecular é preciso possuir uma estrutura física dividida em no mínimo duas salas com um fluxo unidirecional, equipamentos específicos e equipe especializada. Como apontamos no artigo “Por que montar um laboratório de diagnóstico molecular é dispendioso?”, ter um laboratório especializado significa fazer um investimento inicial bastante alto, principalmente para laboratórios de pequeno porte, mesmo se processando apenas os testes qPCR.

Ainda, ter um laboratório de diagnóstico molecular significa concorrer com os grandes grupos laboratoriais que já possuem reconhecimento nacional. E, como vimos recentemente, esses grupos estão investindo na descentralização, abrindo diversas unidades regionais e ramificando sua logística para melhor atender a população brasileira.

Portanto, a parceria com um Laboratório de Apoio é tida como estratégia de sobrevivência a curto prazo e de crescimento a longo prazo. Além disso, é possível proporcionar uma experiência diferenciada para os pacientes, garantindo fidelidade e uma receita positiva.

O futuro dos laboratórios no Brasil e no mundo

“O setor de saúde global continua enfrentando desafios apresentados pela pandemia – que ainda requer atenção e cuidados nos sistemas de saúde. Mesmo com esses acontecimentos, a experiência humana na força de trabalho da indústria caminha rapidamente para serviços de saúde virtuais, ao mesmo tempo em que constrói parcerias para produzir e adquirir vacinas, tratamentos e suprimentos.”

Site Deloitte

Esse é o principal parecer do estudo global sobre o mercado de saúde, organizado pela consultoria Deloitt. No mesmo relatório, somos apresentados a duas tendências diretamente relacionadas aos laboratórios, incluindo os brasileiros.

O “futuro da ciência médica” e “Transformação digital e convergência do modelo de prestação de cuidados” – ambos dizem respeito sobre como a tecnologia e os avanços relacionados a medicamentos, nanomedicina, genômica e a microbiometria, por exemplo, estão participando ativamente do mercado e contam com a participação direta do consumidor, paciente e médico.

Além disso, a Medicina Preventiva está cada vez mais presente em relatórios como esse [1]. É fato que a população está procurando cuidados personalizados e mais específicos, tanto que nas perspectivas mais próximas, a interação paciente-tecnologia é o principal coeficiente.

Há ainda o envelhecimento da população brasileira. O demógrafo do IBGE, Márcio Minamiguchi, afirma “É irreversível, os níveis de fecundidade atuais são baixos, o que significa que a geração dos filhos tende a ser menor do que a dos pais, por isso a gente observa estreitamento da base da pirâmide populacional”

Conforme a última pesquisa do IBGE, mesmo com a pandemia, a população de 30 anos ou mais teve um aumento de 20,4% entre os anos de 2012 e 2021 – foi de 99,1 milhões para 119,3 milhões. No mesmo período, a população abaixo dos 30 anos apresentou uma queda de 5,4% – 49,9% para 43,9%.

“A parcela de pessoas com 60 anos ou mais de idade representava 14,7% da população em 2021, frente à estimativa de 11,3% em 2012. O contingente de pessoas nessa faixa etária cresceu em 39,8% no período. Entre os idosos, destaca-se a expansão da participação daqueles de 65 anos ou mais, que atingiu 10,2% da população total em 2021.”

IBGE

Dessa maneira, é preciso estar preparado para receber e atender essa demanda crescente. Áreas como a saúde da mulher, saúde infantil, infecções respiratórias e oncologia são setores de constante procura, atualização e monitoramento epidemiológico.

Ressaltamos ainda que, com decisões constantes da ANS, a PCR se transformou numa oportunidade ainda melhor para os laboratórios:

  • Código TUSS geral para os testes PCR;
  • Códigos TUSS específicos, que pagam um valor melhor para os testes autorizados;
  • Resolução que libera os pedidos de testes oncogenéticos para médicos de outras especialidades;
  • Uso de painéis moleculares, que detectam diversas doenças em um só processamento, mas que são pagos pelos planos de saúde como testes separados, gerando mais receita para o laboratório.

Descubra as soluções práticas para o seu laboratório

A contribuição do Laboratório de Apoio

No Brasil, o cenário para a biologia molecular é promissor e o nosso laboratório faz parte desse desenvolvimento. Como um Laboratório de Apoio, nós estamos preparados e equipados para oferecer diagnósticos moleculares completos e personalizados.

E ainda, oferecemos soluções práticas para que o seu laboratório se destaque no mercado e se torne referência regional.

Como mencionamos anteriormente, a descentralização dos laboratórios no país dificulta muito o acesso da população aos cuidados básicos e há ainda um cenário preocupante – a falta de insumos básicos. Essa situação está causando atrasos e cancelamentos de diversos procedimentos e testes. [2][3]

Ademais, os laboratórios estão lidando com uma nova situação – a concorrência de auto-testes e testes de antígeno vendidos em farmácias a preços populares, apesar dos médicos não considerarem estes testes como diagnóstico.

A parceria com o Laboratório de Apoio Base Científica ajuda na implementação de melhorias a curto e longo prazo e sem a necessidade de investimentos financeiros.

Além do aumento de eficiência na área técnica/científica, também permite aumentar o menu de exames do seu laboratório e oferecer novas tecnologias para diversificar as fontes de receitas.

Sendo nosso parceiro, você evita investimentos em obras e adaptações físicas complexas, aumento do nível de biossegurança e novas certificações. Também evita o custo com estoque, contratação e treinamento de equipe especializada, compra de EPIs descartáveis e armazenamento de amostras por longo prazo.

Diferenciais Base Científica:

  • Rápida implantação;
  • Equipe de P&D, que desenvolve testes in house, indo muito além da pequena variedade dos kits comerciais;
  • Ações direcionadas aos médicos, levando conhecimento sobre os testes moleculares e aumentando as prescrições;
  • Estoque robusto de insumos e reagentes, que não compromete a realização dos exames;
  • Equipe técnica especializada e com mais de 25 anos de experiência;
  • Soroteca para armazenamento de amostras já processadas;
  • Entrega antecipada de resultados (TAT mais curto);
  • Atendimento em todo o território nacional;
  • Localização estratégica, próxima aos dois maiores aeroportos do Brasil e com malha rodoviária eficiente.

Além de proporcionar custo zero de implementação de um amplo menu de testes moleculares, a parceria permite que você direcione seu investimento para ações de marketing e ampliação da equipe comercial, para aumentar suas vendas e lucratividade.

Confira 5 dicas para aumentar a lucratividade do seu laboratório

Como parceiro, o seu laboratório também irá participar de promoções e lançamentos, como o desenvolvimento do nosso Painel de Inverno – teste PCR que detecta a covid-19 e mais três doenças respiratórias por um valor menor que o dos testes de antígeno vendidos nas farmácias.

Seja um parceiro Base Científica e transforme o seu laboratório agora mesmo!

Seja um apoiado Base Científica

Assine nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.