5 tendências para o mercado de análises clínicas em 2023

Mercado de analises clinicas

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2023 é um ano de grandes expectativas para a volta à normalidade ou, ao menos, um contorno mais claro do que será o “novo normal” após a crise sanitária provocada pela covid-19.  Para o setor de análises clínicas, o momento é de consolidar oportunidades surgidas durante a pandemia e identificar possibilidades de expansão. Também é preciso buscar novas parcerias para atender a uma demanda reprimida de diagnóstico e acompanhamento de outras morbidades e se preparar para os desafios e tendências do mercado de análises clínicas.

Expectativa de vida mais alta, envelhecimento populacional, mudanças ambientais e de hábitos de vida e consumo, novas tecnologias diagnósticas e de tratamento são algumas das variáveis com influências diretas nas tendências de mercado das análises clínicas. Com o crescimento de casos de câncer, por exemplo, as estimativas para o mercado global de diagnóstico oncológico chegam a U$ 12,13 bilhões em 2032. Integrado a este mercado, está o segmento de diagnóstico molecular, com previsão de investimento de U$56,3 bilhões até 2030, um crescimento de cerca de 10% anualmente. 

Segundo diagnóstico da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), em 2020 a receita de medicina diagnóstica na saúde suplementar chegou a R$ 32,1 bilhões, com projeção para 2021 de R$ 35,1 bilhões, sendo realizados 783 milhões de procedimentos com finalidade diagnóstica nesse segmento. 

Manter-se competitivo e relevante nesse mercado requer conhecimento e parcerias estratégicas. Neste artigo você encontra cinco tendências em análises clínicas que seu laboratório precisa acompanhar.

Confira as 5 tendências para o mercado de análises clínicas em 2023

1 – Medicina preventiva

Em 10 anos, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu 2,4 anos, alcançando 77 anos, em 2021, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil era de 45,5 anos[1]. Muito dessa longevidade está relacionada à adoção de práticas da medicina preventiva, com a oferta de cuidados que visam à prevenção de doenças, o controle de agravos e doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, e o diagnóstico precoce de doenças hereditárias, genéticas ou adquiridas, como o câncer ou as infecções sexualmente transmissíveis.

Para os laboratórios, a medicina preventiva é uma importante fonte de renda e fidelização de clientes. O crescimento do mercado de exames moleculares, por exemplo, agregou à medicina preventiva básica a possibilidade de rastreamento de genes e mutações genéticas que possibilitam aos médicos e pacientes planejarem o cuidado e o tratamento de forma mais personalizada e assertiva ou mesmo, o diagnóstico precoce de HPV, o causador do câncer colo de útero.

2 – Melhoria na gestão

Um dos grandes desafios para pequenos e médios laboratórios é se tornarem mais especializados e adotar uma gestão cada vez mais eficiente, no modelo já quase obrigatório de fazer mais com menos, exigido de quem atua no segmento de saúde. 

Capacitações e treinamentos contínuos de gestores, corpo técnico e trabalhadores do atendimento são fundamentais para a qualificação e eficiência do serviço, conhecimento de mercado e organização para melhores tomadas de decisão.

Ainda que seja de pequeno porte, é imprescindível que o laboratório conte com um rol de exames que vá além do básico já ofertado por todos os concorrentes e atenda a uma demanda crescente por exames mais tecnológicos e personalizados, como os exames moleculares.

Preparar o laboratório para esse salto no mercado requer planejamento e investimento. Mas o processo pode ser muito facilitado com a escolha de um bom laboratório de apoio, como você verá nos próximos tópicos da nossa lista de tendências nas análises clínicas.

3 – Automação laboratorial e integração de plataformas

Embora o mercado de análises clínicas brasileiro tenha grandes players, muitos resultantes de aquisições e fusões que pressionam os pequenos negócios, o diagnóstico da Abramed de 2021 demonstra que a maioria das empresas desse segmento é de pequenos negócios — 71,8% são empresas com até nove funcionários e apenas 1% tem mais de 100 empregados.

Com uma equipe já tão reduzida, é imprescindível automatizar processos e integrar plataformas de análise de material e liberação de resultados, para ganhar eficiência e evitar gasto de tempo e energia em tarefas repetitivas, liberando o colaborador para atividades mais qualificadas e produtivas. 

A automação também reduz os erros e, consequentemente, diminui o desperdício de materiais e insumos. Outra vantagem é a possibilidade de integração com sistemas de prontuário eletrônico e login remoto, possibilitando que médicos e pacientes tenham fácil acesso aos resultados de forma online. Uma mudança que gera também economia em insumos de impressão.

4 – Marketing e posicionamento no mercado de análises clínicas

Entre o conhecido bordão “propaganda é a alma do negócio” e a adoção de estratégias de marketing e posicionamento adequadas, é imprescindível um bom planejamento estratégico. Empresas do setor de saúde têm mais restrições quanto à forma que podem divulgar seus negócios. Há uma forte preocupação ética para se evitar promessas equivocadas e sensacionalistas, além de exposição indevida de pacientes. 

Esses pontos, porém, não devem ser vistos como limitadores, mas como norteadores de sua estratégia de marketing. Confiança e qualidade são valores inegociáveis no mercado de análises clínicas. Dessa forma, sua estratégia de comunicação deve estar atenta a ressaltar esses valores e seus diferenciais em todos os canais que forem utilizados.

Marketing de conteúdo e uso das redes sociais são ferramentas adequadas para gerar valor à sua marca na entrega de informações relevantes e de interesse dos seus públicos. A internet é uma vitrine para seu laboratório mostrar autoridade sobre temas relacionados ao seu negócio e sua expertise no trabalho desenvolvido. 

A participação em feiras, congressos e eventos do setor é indispensável para uma relação face a face com médicos e representantes de operadoras de saúde. Um networking valioso para se manter relevante entre os pares e vislumbrar oportunidades de novos negócios e parcerias, além de se informar sobre as estratégias adotadas pela concorrência.

O Relacionamento segue sendo uma ótima ferramenta para a propaganda orgânica não digital: o insubstituível boca a boca. Invista em um bom atendimento a seus pacientes. Clientes satisfeitos sempre indicam o serviço para familiares e amigos, especialmente em um segmento em que a confiança é tão valorizada. 

Pesquisas rápidas de satisfação no pós-atendimento têm baixo custo e podem lhe auxiliar a manter a qualidade na ponta do atendimento e identificar precocemente pontos fracos em seu atendimento.

5 – Parcerias estratégicas

O mercado de análises clínicas está cada vez mais especializado e tecnológico, haja visto o crescimento e a popularização crescentes de exames mais sofisticados, como os testes moleculares. Esses exames, antes destinados apenas para o diagnóstico de doenças raras, são hoje realizados para análise de patógenos em infecções mais comuns, como as infecções sexualmente transmissíveis e a síndrome respiratória aguda grave. 

Como os investimentos em equipamentos e mão de obra qualificada necessários para a realização desses exames ainda são elevados, uma alternativa rentável para pequenos e médios laboratórios é estabelecer parcerias estratégicas com um laboratório de apoio, o que possibilita a ampliação da oferta de exames de alta tecnologia com grande diluição de custos. 

Uma parceria estratégica deve ser financeiramente atraente, mas também agregar ganhos de imagem e reputação. Dessa forma, ao escolher um laboratório de apoio é preciso estar atento à sua estrutura, mas também à qualidade e confiabilidade dos exames e competências de relacionamento e apoio para além do operacional.

No Base Científica, além de um portfólio sólido e extenso em painéis genéticos temáticos — como saúde da mulher, oncológicos, respiratórios, hereditários, etc. — o seu laboratório vai receber apoio de divulgação e marketing para contribuir com seu relacionamento com clínicas, médicos e operadoras de saúde. Oferecemos ainda excelentes condições de contratação, agilidade e segurança nas análises e resultados.

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