Mulheres na Saúde: a gestão feminina

Mulheres na ciência

Compartilhar artigo

A gestão feminina é, sob muitos aspectos, fundamental para o desenvolvimento das empresas e da economia mundial. Comparada com outras áreas de atuação, a presença de mulheres na saúde sempre foi marcante e vem conquistando mais espaço gradativamente.

Mais do que o rendimento financeiro, a ocupação dos cargos de liderança por mulheres reflete o reconhecimento das mesmas, abrindo mais oportunidades e caminhos para mulheres em futuros negócios.

Muito além das atividades operacionais – a relevância das mulheres na saúde

Na área da saúde, as mulheres são maioria absoluta, contudo os postos mais altos são ocupados tradicionalmente por homens. Nos últimos anos temos visto um leve aumento no número de mulheres ocupando cargos de liderança e também criando novos empreendimentos.

Mesmo tendo ainda um longo caminho a percorrer, conforme o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil” (Sebrae-2021), no terceiro trimestre de 2020 havia 25,6 milhões de “donos de negócio” no Brasil, e as mulheres já eram responsáveis por 8,6 milhões (33,6%) dos empreendimentos, presentes principalmente nos setores de serviços (50%) e comércio (27%).

Já as mulheres na saúde, ocupam apenas 25% desses cargos, segundo o Women in Global Health Movement. [1] [2]

A presença de mulheres em cargos de liderança pode trazer benefícios para a empresa, como uma maior diversidade de ideias, melhoria no clima organizacional, aumento da produtividade e inovação.

Sobre a posição das mulheres na saúde, Laurenice Pires, diretora de estratégias da Women in Global Health Movement Brazil, afirma que:

 “Somente com diversidade na ciência seremos capazes de produzir conhecimentos e soluções que beneficiem quem mais precisa. Por isso, a diversidade de gênero e de raça é fundamental para uma ciência justa.”

E, especialmente durante o mês de março, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, não podemos deixar de lembrar das mulheres que contribuíram não só para a saúde, mas também para o desenvolvimento científico geral. 

Entre tantas grandes cientistas, estão Rosalind Franklin, que descobriu a estrutura de dupla hélice do DNA, e Ester Sabino, que participou da equipe brasileira que sequenciou o SARS-CoV-2 em 48 horas. 

Dentro deste contexto, gostaríamos de ressaltar que o Laboratório Base Científica é uma empresa liderada por uma mulher, a Diretora Científica  Alexandra Reis, Ph.D. – biomédica, com Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias; Pós-doutorado em Biologia Molecular e especialização em gestão empresarial.

Após anos de experiência em posições de liderança em laboratórios, a Dra. Alexandra Reis começou a carreira no empreendedorismo montando a AD Reis, empresa de consultoria em biologia molecular para laboratórios, com o intuito de auxiliar não só a padronização de exames, mas também a montagem de estruturas ou mesmo laboratórios completos de biologia molecular. 

Algum tempo depois, com a proposta de oferecer apoio tecnológico e científico para os laboratórios de análises clínicas, o Base Científica surgiu. 

O Laboratório Base Científica

O Laboratório Base Científica foi inaugurado durante a fase crítica da pandemia e logo se tornou referência em biologia molecular.

Com a proposta de popularizar os testes moleculares, iniciamos as atividades priorizando a grande demanda por testes PCR para diagnóstico de covid-19. Contudo, já estávamos cientes e preparados para a transição pós-pandemia.

Sob a liderança da Dra. Alexandra Reis e sempre focados em nossa missão de tornar os exames moleculares mais acessíveis e conhecidos dos médicos e pacientes, ampliamos rapidamente o menu de testes respiratórios. 

Em seguida, abrimos o leque para outras especialidades, como por exemplo, Saúde da Mulher, doenças respiratórias e exames genéticos. Durante esse período também incluímos em nosso portfólio as tecnologias NGS e MLPA e montamos uma Equipe de P&D focada em desenvolver testes personalizados.

Atualmente oferecemos aos nossos apoiados mais de 500 exames patológicos e avaliação de mais de 20 mil genes do corpo humano.

Com uma estrutura completa e diferenciada, contamos com um time especializado, equipamentos de última geração e um amplo menu de testes para Infecções Respiratórias, Saúde da Mulher, IST e Oncologia, entre outros.

Além da liderança em gestão e desenvolvimento científico da Dra. Alexandra Reis, nossa equipe técnica e científica conta com a presença feminina predominante. E nas áreas Administrativa, Comercial, Qualidade e Logística, elas também estão presentes.

De acordo com a Dra. Alexandra, é fundamental que as empresas da área da saúde criem um ambiente de trabalho inclusivo, que valorize a diversidade e a igualdade de oportunidades para homens e mulheres. A promoção de uma cultura organizacional que respeite as diferenças e reconheça as competências e habilidades de cada profissional é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo”.

Além da diversidade de gênero, o Laboratório Base Científica também busca contribuir com o desenvolvimento econômico e científico regional. Desde a fundação, nossa equipe segue crescendo e contribuindo para a formação científica da região de Sorocaba, admitindo profissionais e estagiários do entorno.

O Laboratório Base Científica acredita no talento feminino para gestão, ciência e inovação, e abre espaço constantemente em sua equipe para mulheres que desejam avançar em seus projetos e carreiras.

Conheça mais sobre o nosso trabalho!

Seja um apoiado Base Científica

Assine nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.