Entenda como funcionam os testes moleculares e suas aplicações

Compartilhar artigo

No último ano, a biologia molecular se tornou um dos principais assuntos na mídia graças à sua aplicação na detecção de covid-19. E mesmo com a produção e aplicação das vacinas, os testes moleculares continuam em destaque, pois as recomendações médicas de distanciamento, testagem e isolamento dos infectados continuam vigentes. Mas o que são esses exames moleculares e para que eles servem? 


O que são testes moleculares?

A biologia molecular ficou muito conhecida após a divulgação dos resultados revolucionários do Projeto Genoma Humano, de 2003. Mas já em 1869, o pesquisador Johan Friedrich Miescher, descobriu os ácidos nucleicos, que de forma resumida, consiste no DNA e RNA. 

Esses ácidos são responsáveis pelo armazenamento e transmissão de informações genéticas, e o estudo dessas informações fornece material necessário para que médicos diagnostiquem seus pacientes de forma precisa e eficaz. 

Os testes moleculares são então os exames de natureza genética, ou seja, são os exames que analisam o DNA e o RNA do paciente. A princípio, a biologia molecular era mais conhecida na investigação de vínculo genético, como o exame de Paternidade ou forense criminal. Contudo, através dos exames moleculares é possível detectar alterações genéticas relacionadas ao desenvolvimento de tumores, detecção de genes específicos em portadores de síndromes, predisposição ao desenvolvimento de diversas patologias, como Síndrome do Ovário Policístico, Endometriose, trombose e entre outros. 

Outra vantagem de se fazer o teste molecular é a capacidade de identificação de diversos patógenos que causam doenças respiratórias, meningites, encefalites, gastrointestinais, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites e outras. 

Os testes moleculares também auxiliam no acompanhamento e no prognóstico de diversas doenças, marcadores tumorais inclusive monitorando o efeito dos medicamentos, como detecção BCR-ABL, carga viral de HIV, carga viral HCV, detecção de mutação de JAK 2. 

Devido a sua alta precisão, especificidade e agilidade, esses exames são fundamentais para a otimização da saúde dos pacientes e ganharam muito destaque nos últimos meses devido a sua utilização no enfrentamento da pandemia de covid-19. 

Vantagens dos testes moleculares

 Apesar da complexidade científica por trás desses exames, todos eles são realizados com tecnologia de ponta – o que garante a precisão dos resultados e a possibilidade de iniciar o tratamento adequado mais rápido, de forma bem mais segura e avaliar qual o melhor fármaco para a terapia como na farmacogenética de psiquiatria e oncologia, por exemplo. 

O fato de que os testes de química clínica são mais genéricos e não individualizados, os testes moleculares estão cada vez mais requisitados, afinal, com eles é possível detectar porcentagens mínimas de vírus, doenças hereditárias e infecciosas. 

E como alguns exames são feitos de forma preventiva, eles possibilitam uma resposta rápida, personalizada e eficaz de tratamento. 

É importante ressaltar também que os testes moleculares não necessitam de nenhum tipo de preparação anterior, ou seja, não é preciso jejuar e nem tomar medicações. A obtenção das amostras é feita de acordo com os exames, mas todos da forma menos invasiva possível se comparadas com outros exames como colposcopia para detecção de Helicobacter pilori. 

E essas amostras são submetidas a processos robotizados e inteligência artificial que garantem a qualidade da amostra, permitindo, assim, que uma mesma amostra seja utilizada para vários exames. 

Vantagens para os laboratórios

Além das inúmeras vantagens científicas de se fazer os testes moleculares, eles permitem que laboratórios de pequeno e médio porte ofereçam um serviço completo para seus usuários. Como mencionado, esses exames estão no cerne da medicina preditiva, preventiva e personalizada – características fundamentais para um tratamento seguro e hábil. 

Como esses testes são bem específicos e realizados apenas em laboratórios especializados, é de grande valia a parceria com laboratórios tradicionais. Afinal, ao ofertar serviços de alta qualidade ambas as instituições conseguem estabelecer vínculos de confiança mútua, o aumento na oferta de serviços prestados e, claro, proporcionar aos pacientes conforto, segurança e acessibilidade. 

De acordo com as regulamentações da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos de saúde cobrem vários desses testes, incluindo o PCR que detecta a covid-19. 

Aplicações dos testes moleculares

Como é uma área em constante desenvolvimento, ela une outras áreas de estudos como a citologia, bioquímica, química, microbiologia e genética. A junção dessas áreas de estudo permite que os laboratórios consigam desenvolver técnicas e exames cada vez mais específicos para a identificação de agente infecciosos, polimorfismos (SNPs) e predisposições genéticas. Começando também a auxiliar no diagnóstico imunológico como SCID, na detecção do TREC e KREC. 

A eficiência e a velocidade em que esses testes são realizados permitem que médico-paciente trabalhem rápido na busca de tratamentos específicos, já que cada caso é um caso e precisa de atenção e cuidado. 

Diferenciais do BASE CIENTÍFICA – Laboratório de biologia molecular

Especializado em biologia molecular, o laboratório BASE CIENTÍFICA está situado em Sorocaba – SP. Atendendo todo o estado paulista e as demais capitais brasileiras com um sistema de logística desenvolvido especialmente para garantir a segurança e a preservação das amostras, são quase 25 anos de experiência e bons resultados. 

Com ensaios e equipamentos reconhecidos pelas principais autoridades de saúde mundiais, o laboratório conta com uma equipe altamente qualificada, realização de diagnósticos com precisão e agilidade, além de garantir a entrega rápida dos resultados. 

Com o compromisso de tornar os testes moleculares acessíveis para toda a população, o laboratório se compromete com a inovação, o desenvolvimento e a alta qualidade do serviço prestado, tornando assim uma excelente fonte de confiabilidade e respeito. 

Seja um apoiado Base Científica

Assine nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.